Passada uma década sobre a última grande aluvião que assolou a Ilha da Madeira, pretende-se conferenciar, debater e mostrar como a Região Autónoma da Madeira se encontra melhor preparada e apetrechada para fazer face a imprevistos de origem natural.
Com efeito e em consequência das alterações climáticas é expectável o aumento de fenómenos de precipitação intensa, potenciadores de situações difíceis, para as quais a Madeira e os Madeirenses têm de estar preparados.
As medidas estruturais e não estruturais que foram implementadas, associadas a uma forte disseminação de uma cultura de proteção civil por toda a população, as quais devem continuar a nortear as políticas nacionais e regionais naquilo a que diz respeito à proteção das populações e dos seus bens, tornam certamente a Madeira, uma Região mais Resiliente.
É sob o lema Madeira, Região Resiliente que se pretende colocar a comunidade cientifica e, sobretudo, os agentes de proteção civil, os órgãos de decisão regionais e locais, os professores e a população em geral, a refletir sobre o que fazer em caso de catástrofes provocadas pela manifestação de riscos e, em particular, de aluviões, aprendendo com o passado para melhor preparar o futuro.
Este encontro é também a forma de assinalar o 38.º aniversário do Serviço Regional de Proteção Civil e de enaltecer todos aqueles que de uma forma direta ou indireta contribuem para a proteção e para o socorro de todos aqueles que fazem da Madeira e o Porto Santo a sua casa.